Apresentação do autor

Apresentação do livro:
COMENTÁRIO DE OBADIAS
AUTOR  - Prof. JEAN CARLOS DA SILVA


 Tenho em mãos a obra do Prof. JEAN CARLOS DA SILVA e apreciar com especial atenção, visto que se trata de um comentário exegético e o autor demonstrou sua capacidade bíblica ao comentar o profeta menor Obadias.
Subtende-se no exame histórico do livro que havia uma relação vital no assunto do texto com a profecia do Profeta Jeremias e, por isso, a obra de Obadias se constitui num oráculo do Senhor.
 A sua profecia se parece a um poema amargo em que o profeta alude a uma situação histórica na qual os idumeus se aliaram aos inimigos de Israel e juntos saquearam Jerusalém (1.10-14).  A época mais provável para esta profecia aconteceu no reinado de Jeorão ( 852-841 a.C. aprox..) quando Jerusalém foi invadida e saqueada pelos filisteus e árabes ( 2 Cr 21.16-19).  Nos parece que o livro foi escrito, de fato, antes de Jeremias ( Jr 49.7-22).
A forma poética do livro explora os paralelismos hebraicos para expressar os sentimentos vividos por Israel. No caso desse livro, Obadias denuncia os pecados de Israel e do seu rei, pelos quais a justiça divina requeria a penalização dos mesmos. Como sempre, Israel parece voltar atrás e reconhece a grandiosidade dos seus pecados e que o Deus de Israel, Deus justo e perfeito na execução da sua justiça executaria a pena ( 1.15). REc0onheceram, acima de tudo, a Soberania e a Onisciência de Deus como Aquele que vê todas as coisas e que está pronto para manifestar sua justiça, perdoando e restaurando o seu povo.
Percebe-se que a profecia de Obadias parece um processo criminal em que Deus, Justo Juiz julgará com equidade esse processo.
Parabéns ao autor por começar com Obadias, um livro pequeno, mas de grande conteúdo histórico e profético. Por ser uma obra exegética irá preencher a necessidade de se valorizar a importância dos profetas menores.
Concordo com o autor quando fala sobre a nomenclatura “profetas menores”, preferindo a expressão “profetas posteriores”. Entretanto, não irá diminuir o valor desses profetas que são chamados pela tradição judaica de “profetas menores”, os quais são designados mais por uma questão pedagógica do que canônica. O que importa é fato do seu valor considerado como “inspirado” para compor o canon do AT.
Outras informações sobre Obadias, sua pessoa, seu ministério, sua fidelidade a Deus em meio a circunstancias adversas, são apresentadas pelo autor com cuidado e critério, o que nos deixa à vontade para indicar esta obra aos estudantes da Bíblia.

Pastor Elienai Cabral
Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil
Membro da Casa de letras Emilio Conde
Consultor Doutrinário e Teológico da CGADB e CPAD 











     Sinto-me jubiloso e enobrecido, isto em poder apresentar aos amantes de boa leitura, o ilustre amigo Professor Jean Carlos da Silva Alcantara, Th.D homem de cultura ímpar e sapiência, além de obreiro dedicado a obra de Deus, não medindo esforço em reciclar sempre seus conhecimentos, abençoando aqueles que leem seus escritos pois, seu trabalho literário é totalmente escriturístico.

     Seu caráter ilibado e postura integra, dignifica o soberano Nome de Deus e enobrece aqueles que têm o privilégio do relacionamento com este valoroso escritor, tradutor, diagramador, editor e é claro mestre.

     Admiro seu empenho em trabalhar para o crescimento do Reino de Deus.
Tendo já uma gama de livros teológicos, (16 obras literárias), contribui para agrandar conhecimentos e crescimento espiritual, para Glória de Deus.

     Ministrando em Institutos Teológicos, ou na EBD, sem descuidar da oração, onde pauta sua vida e ministério.

“Quando todos pensam igual, ninguém está pensando” (Walter Lippman)

     Não obstante sua erudição e preparo teológico, um pensador e  formador de opiniões, jamais deixa de ser humilde e respeitoso, provando ser um servo temente à Deus.

Pr José Fernandes Filho.
Diretor de Relações Públicas CGADB
Conselheiro Vitalício CONFRADESP
Escritor, conferencista e Psicanalista




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Subsídio para adultos - Lição 6 - A Mordomia da Adoração

Lições Bíblicas CPAD Jovens e Adultos de  1º Trimestre de 2007 Título:  A Igreja e a sua missão Comentarista:  Elienai Cabral ...

Matérias mais visitadas